domingo, 18 de maio de 2008

Ai chumbar é que é facilitismo...

Mais uma vez gostava de deixar aqui a minha opinião, desta vez acerca de dois assuntos relacionados com a educação que acho pertinentes, embora não sejam de opinião unânime.
Fiquei há pouco a saber que a nossa querida e adorada ministra da educação defende que os alunos não devem chumbar. Baseia-se num estudo do PISA(Programm for International Student Assessment) que mostra que a repetência não ajuda a melhorar os resultados escolares e (a ministra) afirma que "o chumbo é o elemento mais
facilitista do sistema educativo"..."porque quem repete no ano seguinte não aprende, desaprente"....Mas isto faz algum sentido??? Quer dizer, um aluno baldas (ou não) , chega ao fim do ano lectivo sem aprender nada e a solução é passa-lo para o ano seguinte, sem as bases necessárias? Para mim isto é que é facilitismo!!!
A Sra ministra é que deve estar mal habituada, deve ter tirado o seu diploma na Moderna, onde até o primeiro ministro não reprova, mas o país necessita de mais pessoas bem formadas e não de mais Sócrates!!!
Bem...mas passemos agora ao segundo assunto, que é mais discutível e tem a ver com a realização ou não dos exames nacionais. Embora possam não concordar, eu sou a favor da realização destes pois penso que são uma maneira de uniformizar o nível de aprendizagem a nível nacional. São muito chatos, bem sei pois já passei por eles, mas, a meu ver, são necessários.
Existe uma grande discrepância no nível de exigência entre os vários estabelecimentos de ensino e ter uma prova igual para todos obriga (ou deveria obrigar) a uma preparação semelhante de todos eles.
A realidade porém é bem diferente e os inúmeros erros nas perguntas que surgem todos os anos nos exames nacionais também deveriam ser solucionados, mas acho que o problemas não são os exames mas o nosso sistema educativo. xxiiiiii....que afirmação inteligente...aposto que ninguém tinha percebido isso...
E já agora: Senhora Ministra...tá chumbada!!!

Sem comentários: